Fora da Gaiola


Tecnologia da Comunicação em Educação
Profª Ms Katya dos Santos Garabetti Souza

Alunas: Silmara B. L. Prado
Tatiane S. Souza
Valquíria A. R. Santos
                                     2º Ano de Pedagogia, 4º Semestre
 Em fora da gaiola, a passarada brasileira faz uma bela revoada. Da andorinha ao zabelê, passando pelo urubu, pelo quero-quero, o tiziu e muitos outros, cada um é celebrado em suas características: canto, plumagem, forma de construir o ninho, etc.
Justificativa:

O livro fora da gaiola é um livro maravilhoso e muito enriquecedor, que nos leva a vivenciar cada pássaro por meio de poesia, onde levará a criança aprender de forma prazerosa a ter um contato direto com a literatura, leitura e a escrita, é importante que neste primeiro momento o professor sensibilize os alunos para o assunto abordado, estimulando-os a refletir sobre os conhecimentos prévios que possuem. Por meio do livro, podemos explorar o jogo de palavras contido no título e a ilustrações da capa. Mostrar aos alunos que se trata de uma obra em linguagem poética, cujo tema especifica “aves”. Orientando-os para que procurem ler com ritmo, enfatizando as rimas. Questionando-os também, a respeito das ilustrações. E solicitar que observem como estas representam o texto escrito.
Nossas crianças precisam estar conscientizadas sobre questões ambientais desde pequenas. Com linguagens simples e adequada para cada faixa etária, podemos aproximá-las da realidade de preservação urgente que nosso meio ambiente necessita. 


Conhecimento prévio:

Por meio de visitas à biblioteca e de  rodas de conversa em sala de aula, é possível mostrar o valor de um livro e a importância de cada um, com seus respectivos conteúdos, valorizando a importância do ato de ler. Partindo de variáveis textos literários, informativos, histórias em quadrinhos, etc. Pois, ler é umas das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno, não basta identificar palavras, mas fazê-las ter sentido, compreender, interpretar, relacionar e reter o que for mais relevante.